Tributo ao Renascimento

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM FORMA DE CAPITAL CULTURAL

Início: 10/09/2018 Término: 15/11/2018

Local de realização: Parede lateral do anexo institucional administrativo da Faculdade Católica do Tocantins, no campus I (próximo a lanchonete).

Figura sugerida e aprovada pelos próprios alunos para a primeira intervenção. Traz em fusão duas importantes obras: O “Homem de Vitrúvio” de Leonardo da Vinci e um recorte do teto da Capela Sistina representando “A Criação” de Michelângelo.

A responsabilidade social é um tema relevante, tanto para as organizações, seus públicos internos e externos, como para a sociedade. O Desenvolvimento Sustentável é logo apresentado como a primeira linha de pesquisa do Programa de Extensão da Católica do Tocantins. O objeto desta proposta de projeto de extensão é focado no princípio cultural do Desenvolvimento Sustentável.

Este projeto propõe criar intervenções artísticas pontuais através de técnicas de arte visando revitalizar ambientes internos e externos das mais diversas esferas da sociedade. Os ambientes são criteriosamente selecionados para receber a visita de diagnóstico do grupo envolvido, coleta-se dados referentes à usabilidade social do espaço. Com base nos preceitos de “cultura” e “capital cultural” apresentados por Pierre Bourdieu (2003), é definida a intervenção artística, que pode envolver pinturas de murais, organização espacial, sinalização, jardinagem, entre outras intervenções que dependem muito da esfera social que o abriga.

Este projeto de extensão tem a ver com a organização de atividades dinâmicas, não se limitando uma intervenção apenas, mas, continuando em várias atividades para que os docentes voluntários possam participar enquanto o projeto estiver em ação. Este tipo de dinâmica foi observado pela experiência da realização de alguns projetos passados. Em geral, existe a sobra de materiais e de tempo, que oportunamente neste modelo são aproveitados em outras intervenções. A dinâmica, permite ainda, uma rotatividade de discentes, ampliando o alcance do seu impacto enquanto ferramenta educacional.

De acordo com o pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu (2003), é no seio da sociedade que se inculca os mais importantes valores que formam o Capital Cultural dos indivíduos. A proposta deste projeto é enaltecer a comunidade criando intervenções artísticas e arquitetônicas em seus espaços, sejam eles públicos ou privados. Uma forma de se materializar um conceito artístico embasado em um estilo da história da arte para ornamentação de ambientes. Uma obra personalizada que seja capaz de transmitir o conceito de belo pelo olhar dos usuários do espaço, coerente com o seu Campo Social, levando arte e cultura para o seu convívio social. O tema da obra a ser pintada depende de uma visita informal cujo propósito é entender sensivelmente o universo do Campo Social dos envolvidos e o seu Capital Cultural, bem como, conhecer o espaço físico e as suas possibilidades técnicas de intervenção artística.

Intervenção Urbana – IU - é basicamente o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos e/ou privados, modificação de paisagens e a particularização de lugares. É a modificação visual de espaços. Essas intervenções podem ter vários portes, desde trabalhos simples, com adesivos, colagens, pintura de paredes, até grandes projetos, com estruturas e instalações artísticas. As intervenções criam uma relação entre a comunidade e o meio acadêmico, a arte e a obra arquitetônica, objetivando trabalhar com os alunos atividades práticas que correlacione com o que lhes foi apresentado em sala de aula e a familiarização com situações, materiais e instrumentos que serão utilizados no exercício da profissão.

Ações em que os alunos aprendem fazendo.

A prestatividade e proatividade dos alunos em atividades de extensão surpreende, não só pelo engajamento, mas também pela sinergia, união e cumplicidade humana que ocorre entre a equipe.

O objetivo desta intervenção foi, realizar puntura artística nas dependências do Campus I da faculdade Católica do Tocantins, através da pintura de um painel em tributo à Leonardo Da Vinci e Michelângelo, e com isso, provocar a reação dos colaboradores, discentes e docentes, bem como visitantes da comunidade, neste espaço público que será esteticamente modificado, trazendo implicitamente capital cultural, alegria e vida.

Esta pintura vem a ser parte integrante de uma dinâmica de aprendizagem interdisciplinar do tipo sala de aula invertida, onde os alunos foram protagonistas de um Júri fictício entre Leonardo Da Vinci e Michelangelo, importantes artistas do renascimento da arte, período estudado na disciplina “Arte e Estética II”, do curso de Arquitetura da Faculdade Católica do Tocantins.


A atividade ocorreu em 24 de fevereiro de 2018. Os discentes da disciplina foram divididos em dois grupos, sendo que cada um representou um artista. Através de estudos e pesquisas foram responsáveis por investigar os feitos destes artistas na história, levantar pontos positivos e negativos de ambos e criar apresentações convincentes, tanto para defender o seu artista, como para atacar o adversário. Venceu a melhor argumentação. Para atribuir interdisciplinaridade, alunos integrantes do curso de direito da Faculdade, foram convidados para participar do Júri, sendo que sete destes compuseram o corpo de jurados, e um último foi nomeado conselheiro do Juiz, os alunos restantes participaram em uma plateia. Além de ter sido uma experiência única de imersão no universo artístico, a participação dos discentes do curso de direito da instituição permitiu imparcialidade e justiça. O veredito final da atividade concluiu que ambos os artistas merecem o tributo em forma de um painel que represente em fusão obras de cada um deles. O painel assim passa a figurar

como um prêmio por terem concluído com êxito a atividade, conforme a metodologia de gamificação para a educação.

Equipe Michelângelo

(vencedores do Juri 2018/2)

Equipe DaVinci