Exposição de Anamorfoses

ANAMORFOSES DO TIPO TROMPE L´OEIL

Início: 08/08/2015 Término: 08/08/2015

Local de realização: Auditório do Campus I da Faculdade Católica em Palmas/TO.

Este projeto é parte integrante do conjunto de pesquisas que realizo no campo das narrativas visuais e visa apresentar e trazer para o universo dos acadêmicos, recursos avançados destas linguagens. Oportuniza-se assim, a disseminação do conhecimento artístico e científico para a comunidade acadêmica, colaboradores, e visitantes do Campus I da Faculdade Católica do Tocantins em razão da II Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, que acontece do dia 21 a 25 de maio de 2018.

Consiste em uma exposição temporária, representada através da colagem de adesivos impressos, em locais estratégicos das instalações do prédio, principalmente os acessos ao auditório, local onde se concentra as movimentações do evento. Posteriormente ao período do evento os adesivos foram removidos cerca de 30 dias depois.

A temática do evento trouxe a tona, a inovação e criatividade consciente com enfoque na bioconstrução. A Intervenção artística procurou questionar a utilização dos espaços com narrativas imagéticas, e foi feita em forma de ilusões de ótica através de técnicas de “anamorfoses“ do tipo “Trompe-I’oeil”.

Reunião de planejamento e brainstorm

Os alunos envolvidos, mais uma vez deveriam manter o sigilo das atividades visando o fator surpresa na II Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo.

A esta altura, um certo “zum-zum-zum” circulava nos corredores da faculdade na intenção de especular o que o professor Adriano aprontaria nesta edição do evento.

Da esquerda para a direita temos a Jaiane, a Esthefanie e o Pablo.


Modelagem 3D

As imagens produzidas para este projeto, são inéditas e autorais, criadas sob medida, exclusivamente para os espaços a que se destinam. Na sua concepção, são realizados rascunhos (muitos rascunhos), estudos de perspectiva, fotos, medidas, modelagem 3D no aplicativo Autodesk3D Studio Max, e montagens digitais no aplicativo Adobe Photoshop.

Piso do saguão do auditório adesivado

As artes para os adesivos foram criadas exclusivamente para os espaços a que se destinavam. Suas dimensões foram cuidadosamente levantadas para que as imagens compusessem a cena da forma mais realística possível.

Estrutura externa do elevador

Adesivo no piso da entrada da Politécnica.

Adesivo no piso do elevador.

Um desafio para quem tem medo de altura, entrar neste elevador.

RESULTADOS ALCANÇADOS

A exposição de ilusão de ótica com técnicas de anamorfose gerou uma grande movimentação nas redes sociais, não só dos alunos, mas também dos colaboradores da instituição, pois havia uma atmosfera de encantamento coletivo. As postagens, traziam um bom número de curtidas e uma boa taxa de engajamento e compartilhamento.